quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um espaço muito louco! Ou melhor, MALUQUINHO!



Ziraldo é, sem dúvida, um dos maiores escritores e cartunistas do Brasil dos últimos tempos. Seus traços originais são reconhecidos facilmente por crianças e adultos de todas as idades, já que a originalidade é marca registrada de seu trabalho. Para homenagear esse grande escritor, a sala de leitura de nossa escola recebeu o nome de Espaço Ziraldo. Na verdade, o conceito já conhecido de sala de leitura foi modificado, dando lugar a ambiente temático no qual os alunos vivenciam as obras desse importante escritor da literatura infantil. “É um espaço bastante interativo para as crianças; faz com quem elas tenham o primeiro contato com os livros, gibis, além de conhecer o autor dos livros, já que elas não estão acostumadas a reconhecer o escritor daquilo que elas lêem”, pontua a professora Ana Paula Oliveira, docente do 1° ano “E”. Animada com o ambiente, ela completa: “Além disso, os alunos conhecem outras obras do autor além dos clássicos ‘Menino Maluquinho e ‘A Turma do Pererê’. Isso é ótimo para a formação de leitores.” Na sala, existem muitos livros de autores renomados da literatura infantil, como Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Eva Furnari, adquiridos nas feiras de livros de anos anteriores e enviados pelo MEC/FNDE. Há, também, uma caixa intitulada “Viajando pela Cultura Afro-Brasileira – A Turma do Pererê”, na qual estão agrupados os livros infantis que tratam sobre histórias da cultura afro-brasileira e africana, visando a facilitação da abordagem dessa temática pelos professores.


A professora Adriana Regina Nunes, juntamente com o diretor, foram os responsáveis pela concepção, elaboração e execução do projeto da sala. Ela pesquisou a vida e obra do autor para a montagem do espaço e escolheu os personagens mais presentes no trabalho dele. Dessa forma, ela expôs livros, frases, marcas registradas e cartazes com personagens nas paredes do ambiente, como, por exemplo, o Bichinho da Maçã, que está exposto no teto da sala. “A escolha de um autor apenas focaliza o trabalho, dá ênfase ao conjunto de uma obra”, pontua a professora. Foi colocado um banner com a biografia do escritor na porta da sala, possibilitando às alunas e aos alunos conhecerem melhor quem escreveu livros tão interessantes e criativos. As estantes do espaço são baixas para que os alunos possam ter maior acesso aos livros que estão nelas expostas. Ao lado dessas estantes, há alguns espaços lúdicos de incentivos à leitura, como o “Troninho do Leitor (a)”: um sofazinho rosa para que os alunos se sintam verdadeiros reis e rainhas da leitura! No “Baú Maluquinho do Ziraldo”, a ideia é que os leitores escolham algum livro desse artista do fundo do baú e se sentem nele para lerem seus livros. “Tudo o que existe nesse espaço foi pensado para que a leitura seja algo atrativo às crianças”, coloca o professor Otávio Henrique Braz de Oliveira, diretor da escola. Ele destaca: “Pensamos num espaço múltiplo, que agregasse atividades de leitura com outras mídias que propiciassem um ambiente de lazer para os alunos.” Na sala, há também dois computadores ligados à internet, além de uma televisão conectada à TV Escola. Possui, também, um compartimento com mais de 300 gibis, além de DVD’s infantis e clássicos da literatura brasileira em formato de histórias em quadrinhos, como Machado de Assis e José de Alencar. Além de mesas e cadeiras, o chão é coberto por tatames coloridos, que deixam o espaço ainda mais confortável e atrativo.
Rosária, profissional da carreira assistência responsável pela sala, afirma que é um lugar que ajuda a introduzir o gosto pela leitura das crianças. Para ela, esse tipo de iniciativa é recente, pois antes era apenas salas para leitura e pesquisa sem atratividade. Além disso, possibilita a escolha de leituras de diferentes formatos para as crianças, destaca. “É um espaço muito louco”, nas palavras de um aluno do 5° ano quando esteve na sala primeira vez. Completamos: Maluquinho!

4 comentários:

  1. Parabéns a minha amiga Adriana Regina que infelizmente não trabalha mais conosco e ao meu amigão Otávio Henrique! A sala ficou super dinâmica e atrativa.

    ResponderExcluir
  2. Homenagem ao dia das mães da EC803

    http://youtu.be/de0Yx6uceGo

    ResponderExcluir
  3. gostei muito vcs estao de parabens.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! Isso é que é escola pública de qualidade!

    ResponderExcluir