quinta-feira, 23 de agosto de 2012




O Monstro do Problema?
Vamos já resolvê-lo!
 
Quem tem medo de monstro? O Serviço de Orientação Educacional dessa escola não tem, pois realiza um excelente trabalho pedagógico de esclarecimento aos alunos/as sobre o que acontece dentro daquela sala. “Todas as vezes que eu buscava na sala de aula uma criança encaminhada pelo/a professor/a, as outras ficavam curiosas e querendo ir também”, relata a responsável pelo projeto, a Orientadora Educacional Ivanilde Maria Pereira da Silva. Por essa razão, Ivanilde elaborou um projeto que visa apresentar o Serviço de Orientação Educacional dessa escola, intitulado “Projeto Conhecendo o SOE para exercer a cidadania”. Este projeto teve como base o livro “O Monstro do Problema”, de Cynthia Borges de Moura, que foi adaptado à realidade do SOE.



O projeto foi desenvolvido numa única sessão, no qual os/as alunos/as passaram pela sala do SOE, acompanhados/as dos/as professores/as regentes, com o intuito de conhecer o espaço físico da sala. Depois os alunos foram para a Sala de Multimídia ouvir a história do monstro. Essa história pontua que as pessoas e até mesmo as crianças tem problemas, e, no livro, estes são colocados como monstros, que interfere na vida se não tiver uma solução. O SOE está dentro da escola para tentar descobrir e resolver esses monstros, como as dificuldades de aprendizagem, a agressividade, abuso sexual, conflitos familiares e outros que interferem no desenvolvimento pedagógico das crianças. Assim, elas entendem que é preciso buscar ajuda para vencer esses monstros ou amenizar sua feiúra. No terceiro momento, as crianças retornaram à sala de aula para realizarem uma atividade escrita relativa ao projeto. Os pais/mães e responsáveis foram esclarecidos por meio de reuniões quanto ao trabalho desenvolvido pelo SOE.

Tudo isso, além de integrar o trabalho do SOE com o das/os professoras/es, possibilita aos alunos/as conhecerem esse importante segmento da escola, que tem feito um belíssimo trabalho no sentido de vencer esses monstrinhos - ou monstrões? Não importa! O importante é que as crianças podem contar com o SOE para vencê-lo.
 

4 comentários:

  1. Parabéns Ivanilde pelo excelente trabalho desenvolvido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pro sou eu rodrigo s.s. pfv me responda quero falar com vc pfv eu te peso

      Excluir
  2. Bom dia..

    Estou me formando em psicologia e me interessei muito por esse projeto. Como faço para obter maiores esclarecimento sobre o funcionamento do mesmo.

    Grata

    ResponderExcluir