terça-feira, 4 de setembro de 2012


 
Transitolândia   
 
Educar para formar cidadãos conscientes das relações de trânsito é uma das maiores preocupações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER). Por isso, desde setembro de 2004, funciona a Escola Vivencial de Trânsito, conhecida como Transitolândia, no Parque Rodoviário do DER, em Sobradinho.
O objetivo da escola é ensinar às crianças do Ensino Fundamental (de escolas públicas e particulares) como ser um bom pedestre, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco. Um total de 12 funcionários se revezam nas atividades.

O dia começa com o Hino Nacional. Só depois as crianças são encaminhadas para as atividades. A primeira é um teatro em que os atores ensinam as regras de trânsito. Depois de aprender como atravessar a faixa de pedestre, como utilizar o semáforo e o cinto de segurança, logo seguem para a mini-cidade construída na escola para vivenciar os ensinamentos. A cada parada, as crianças são estimuladas a responder o que deve ser feito em cada situação.
As lições de cidadania não se restringem ao trânsito. Além de cantar o Hino Nacional, as crianças hasteiam a bandeira brasileira e, depois de servido o lanche, que é por conta do DER - que fornece também o transporte de ida e volta-, elas vão separar o lixo para a coleta seletiva.
Em 2009, a escola passou por uma grande reforma, mudou toda sua estrutura para melhor atender os alunos. A estrutura que antes era de lona (como de um circo) passou a ser toda em concreto, com janelas de vidro, novos banheiros. E a mini cidade ganhou novas placas, sinalização vertical e horizontal, paradas de ônibus modernas.
 O governador tem dado todo o apoio ao DER, por entender que a educação é o caminho para melhorar o trânsito na nossa cidade.


  Na Escola Classe 803, a Educação de Trânsito também é currículo. Qualquer
 comunidade necessita de educação para se manter e melhorar; então, quem poderia dizer
 que o trânsito não é um exemplo de comunidade? Ir e vir é um direito de todos ( as), assim como a educação para conviver também deve ser. Por isso, nossos (as) alunos (as) estiveram presentes na Transitolândia, realizando as atividades a seguir descritas. Quer uma carona? Vem conosco!
                                                                                                                     


                                                                                                     Texto  com adaptações de:  http://transitolandia.der.df.gov.br/

2 comentários:

  1. Ótimo passeio! Recomendo. Os alunos aprendem muito.

    ResponderExcluir
  2. colegas to bonito ne outro paseio vou da um show


    joaopedro 1ano tia ana paula

    ResponderExcluir